Secretaria de Saúde participa de evento nacional sobre saúde do trabalhador


Teve início nesta quarta-feira (16) o ‘7º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTTs)’, realizado no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. O Governo do Estado, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual, incorporado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem ampliado as ações pertinentes à saúde do trabalhador e ao controle social e, assim, fortalecido a Política Estadual de Saúde do Trabalhador.


Durante três dias, representantes dos governos: federal, estaduais, e municipais discutirão importantes temas para fortalecer as ações voltadas para proteção, prevenção e promoção da saúde do trabalhador em todo país.
“É de interesse do Estado atuar conjuntamente em direção da Política Nacional de Saúde do Trabalhador que indica mudanças nessa área. O Governo quer manter o diálogo com as classes trabalhadoras e entender o momento importante no qual essa política está, sem se negar em continuar avançando com conquistas concretas para os trabalhadores e trabalhadoras do Maranhão”, considerou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a solenidade de abertura do evento.

Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde (MS), Ministério do Trabalho, Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Estadual de Saúde (CES), CISTT nacional, estadual e municipal e controle social, além da subsecretária de Estado da Saúde, Karla Trindade e o secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Marcelo Rosa. O secretário de Vigilância em Saúde do MS, Adeilson Loureiro Cavalcante, ressaltou o caráter preventivo das ações voltadas para a Saúde do Trabalho.
“A saúde do trabalhador está dentro do contexto da vigilância, pois precisamos fazer a prevenção dos acidentes e doenças recorrentes nas mais diversas áreas. Esse encontro é importante pela força representativa que possui, e por possibilitar uma discussão concreta, que é a questão do controle social dentro da política pública que precisa ter esse diálogo reforçado”, considerou o secretário Adeilson Loureiro Cavalcante.

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira do Santos, as CISTTs são fundamentais para garantir importantes avanços, principalmente, em ressaltar a responsabilidade dos Estados com o processo de proteção e promoção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
“O 7º Encontro está acontecendo em um momento propício, em que temos em discussão no Brasil o direito do povo a saúde e a responsabilidade do Estado em promover esse acesso. Sabemos que o SUS está sob ameaça, e sem ele não há possibilidade de ter Saúde do Trabalhador. Portanto, nesse encontro buscaremos fortalecer o que pode ser feito para resistir a esse momento, fortalecendo a democracia participativa que se revelam nas CISTTs”, explicou o presidente do CNS.
O coordenador da CISTT Estadual do Rio Grande do Norte, José de Alcântara Ramos Neto, que já participou de outros três Encontros como este, diz que essa é a oportunidade de esclarecer e ressaltar os potenciais do trabalhador. “Aqui todos podem contribuir, propor e fiscalizar ações que realmente efetivem a Política de Saúde do Trabalhador em todo o país. Conseguimos observar as debilidades que existem para planejar e estabelecer a vigilância que possa intervir no adoecimento dos trabalhadores”, pontuou.
Atuação das CISTTs
A CISTT é uma comissão do Conselho de Saúde, criada com o objetivo de atuar em conjunto direta ou indiretamente, com entidades representativas dos empregados, empregadores, instituições da sociedade civil e órgãos públicos, responsáveis pela preservação e recuperação da saúde do trabalhador. Além disso, constitui-se fundamental para atuação e efetivação das ações dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
Ao todo, o Maranhão possui quatro Centros de Referência Regionais, sendo em São Luís, Imperatriz, Mata Roma e Caxias, para de forma conjunta atuar nas regiões de suas abrangências alcançando as 19 regionais de saúde do estado. E sete CISTTs, sendo uma em cada sede do Cerest e mais três nos municípios de Balsas, Barra do Corda e Porto Franco.  No Brasil são 130 CISTTs, sendo 27 estaduais e 104 municipais. O Nordeste possui 37 comissões, o Sudeste (42), Sul (22), Norte (17) e Centro Oeste (13).
Secretaria de Saúde participa de evento nacional sobre saúde do trabalhador Secretaria de Saúde participa de evento nacional sobre saúde do trabalhador Reviewed by Romério Carvalho on quarta-feira, novembro 16, 2016 Rating: 5