Indiano morre meses após fazer cirurgia para desentortar pescoço


Garoto morreu pouco meses após fazer cirurgia

menino Mahendra Ahiwar, 13 anos, que nasceu com a cabeça em ângulo de 180º morreu apenas oito meses após passar pela cirurgia que mudou sua vida.O garoto, que era conhecido como "o menino que vê o mundo de cabeça para baixo", sofria de uma condição rara chamada miopatia congênita que deixava os músculos do pecoço muito francos e por isso ele não conseguia sustentar o peso da cabeça que ficava pendurada. Ele morava em Madia Pradexe, na Índia, com os pais e os três irmãos.

A mãe do adolescente, Sumitra, 36 anos, contou que o filho acordou bem na manhã de sábado (5) e após ele deitar para assistir à TV, ela percebeu que o filho não se mexia.
O médico Rajagopalan Krishnan, que realizou a cirurgia do garoto para desentortar o pescoço dele, disse ter ficado chocada com a morte repentina dele.

— Eu só posso pensar que pode ter ocorrido algum problema cardíaco ou pulmonar e, muitas vezes, não mostram sintomas. Eu acho que a miopatia e os músculos fracos do peito podem ter contribuindo também. Ele era uma das crianças mais corajosas que eu conheci desde que voltei para a Índia, onde vejo as mais terríveis e negligenciadas deformidades.
Garoto morreu pouco meses após fazer cirurgia
Garoto morreu pouco meses após fazer cirurgia
O médico se emociona ao lembrar de Mahendra.

— Para mim, a alegria e o sorriso em seu rosto quando sua cabeça parou de cair foi um dosmomentos decisivos na minha decisão de operar em crianças com problemasespinhais... seu sorriso era mais brilhante do que o sol depois que seu pescoçose endireitou
A mãe de Mahendra falou sobre a perda do filho.

— Eu tinha tantosplanos e sonhos para ele e queria que ele crescesse. Ele sonhava em abrir umaloja e iríamos ajudá-lo
Segundo a mulher, no dia em que morreu, Mahendra realizou atividades cotidianas: brincou, tomou café da manhã e tomou banho. Mais tarde, ele deu uma volta com a cadeira de rodas pela casa. Depois de almoçar, ele pediu para assistir TV.

— Eu coloquei [num canal de] desenho e ele tossiu duas vezes e me pediu para esfregar seu peito. Quando tentou tossir pela terceira vez, ele morreu. 

Os vizinhos chamaram o médico que chegou cerca de 15 minutos e constatou a morte do adolescente
Mahendra foi tema de diversas reportagens pelo mundo devido à sua condição rara no fim do ano passado. Sua história comoveu Julie Jones, moradora de Liverpool (Ingraterra), que levantou £ 12.000 (R$ 46.800) para a cirurgia
O documentário The Boy Who Sees Upside Down (O Garoto que vê de Cabeça para Baixo, em tradução livre), mostra a jornada de Mahendra suportando a operação de 10 horas para remover discos do pescoço e substituí-los por ossos de sua pélvis, antes de uma placa de metal ser montada no pescoço para deixá-lo em linha reta
Krishnan disseter ficado espantado com a rápida recuperação Mahendra. Ele negou que a mortedo garoto tenha relação com a cirurgia.

— A morte deMahendra não é uma complicação da cirurgia ou de qualquer outra intervenção. Se esse fosse o caso, ele teria morrido na mesa de operações ou na UTI, e não oitomeses depois.


Fonte: r7
Indiano morre meses após fazer cirurgia para desentortar pescoço Indiano morre meses após fazer cirurgia para desentortar pescoço Reviewed by Romério Carvalho on terça-feira, novembro 08, 2016 Rating: 5