Governo do Estado entrega kits de irrigação e beneficia 216 famílias


Melhorar a produtividade do agricultor familiar. Essa é a missão do Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura Familiar – SAF ao distribuir kits de irrigação para os municípios inseridos no Plano Mais IDH. Os kits vão beneficiar 216 famílias dos 30 municípios do Plano. A entrega foi feita em 13 Regionais da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), as quais estão localizados os municípios do Plano.


A equipe da Superintendência de Organização Produtiva (SUOP) da SAF esteve em alguns dos escritórios regionais fazendo a vistoria do material entregue. De acordo com o superintende da SUOP, Rogério Sales, a visita às regionais funciona como uma espécie de fiscalização. “Com as vistorias nós temos fazemos o controle do kit que foi entregue, analisamos se os itens estão completos garantindo que o kit chegará a todas as 216 famílias”, explicou.


Os kits serão instalados nas casas dos agricultores contemplados e para isso a Agerp fará uma capacitação com os técnicos tanto na parte teórica como na prática, fazendo a instalação do material na casa de uma família, como forma de praticar o que foi aprendido durante a capacitação.

“O kit de irrigação representa uma valorização do agricultor familiar, pois ele terá mais autonomia com a sua produção. Na região do município de Rosário, a cultura de horticultura, por exemplo, é carente e como o kit o agricultor pode produzir mais e consequentemente aumentar a variedade de alimentos” , pontuou o gestor da Regional da Agerp de Rosário, José Waldemar Diniz.

Os kits são compostos por bomba, canos, conexões e caixa d’água e são fruto de uma Emenda Parlamentar do Deputado Rubens Pereira (PCdoB/MA) em benefício do agricultor familiar que segundo ele deve ser cada vez mais valorizado, pois são pelas mãos deles que o Estado pode desenvolver ainda mais o potencial produtivo.


Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o agricultor familiar é a garantia de uma alimentação saudável e segura na nossa mesa. “O agricultor familiar deve ser cada vez mais incentivado e o Governo do Estado busca levar isso até ele, incentivo por meio do conhecimento e da produção para que ele possa produzir mais tanto para o seu sustento como para sua fonte de renda”, disse.

Confira as regionais que receberam os kits
Bacabal – 21 kits
Barra do Corda – 28 kits
Chapadinha – 29 kits
Caxias – 22 kits
Itapecuru-Mirim – 7 kits
Pedreiras – 21 kits
Presidente Dutra – 7 kits
Pinheiro – 15 kits
Rosário – 15 kits
São João dos Patos – 8 kits
Viana – 7 kits
Zé Doca – 22 kits



FONTE: SAF   TEXTO: Thaise Lima
Governo do Estado entrega kits de irrigação e beneficia 216 famílias Governo do Estado entrega kits de irrigação e beneficia 216 famílias Reviewed by Romério Carvalho on segunda-feira, novembro 14, 2016 Rating: 5