Incêndio desabriga 40 pessoas e mata animais na cidade de União, no Piauí

Famílias perderam tudo em incêndio na zona rural de União, Norte do Piauí (Foto: Renan Nunes/TV Clube)

Correria, desespero e uma região devastada pelo fogo. Este é o cenário na Zona Rural em União, cidade ao Norte do Piauí. Pelo menos cinco famílias ficaram desabrigadas após um incêndio de grades proporções atingir sete comunidades. As chamas começaram ainda na terça-feira (11) e até a manhã desta quinta-feira (13) pequenos focos ainda persistiam. No total, são 40 pessoas desabrigadas.


Com umidade relativa do ar abaixo de 30% e temperatura beirando os 40 graus, o fogo se espalhou de forma rápida e o corre-corre foi inevitável. Segundo a equipe de Defesa Civil do município, além das famílias que perderam suas casas, cerca de 20 animais também morreram carbonizados e uma vasta vegetação foi consumida pelas chamas. A prefeitura ainda não conseguiu calcular a dimensão da área que foi atingida.

Famílias tiraram móveis e outros objetos às pressas das casas tomadas pelo fogo (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)Famílias tiraram móveis e outros objetos às pressas
das casas  (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)
Os povoados atingidos foram: Serra Dura, Tabocas, Excelência, Buriti Alegre, São Felipe, Chapahall e São Raimundo. Uma fazenda, que fica às margens da PI-112, também foi invadida pelo fogo.

De acordo com o secretário municipal de administração Bruno Marinho, que também integra a equipe de Defesa Civil, foi feita uma verdadeira força-tarefa para poder debelar o fogo na região. Segundo ele, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas apenas uma viatura foi enviada e não conseguiu controlar as chamas.

“Usamos pelo menos sete carros-pipas, entre eles, um da prefeitura e outros que foram cedidos por empresários da região. O fogo foi controlado na região das casas, mas ainda há pequenos focos de incêndio. Uma área extensa de mata virgem foi queimada, mas ainda não calculamos a extensão. Foi uma verdadeira força-tarefa e estivemos durante toda a madrugada acompanhando os trabalhos”, disse.

As cinco famílias que perderam suas casas estão sendo atendidas por equipes da Secretaria de Assistência Social. Algumas delas permaneceram na zona rural na casa de parentes e outras tiveram que ser levadas para a zona urbana, onde também estão na casa de familiares.

Fogo começou ainda na terça (11) e alguns focos persistem nesta quinta-feira (13) (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)Fogo começou ainda na terça (11) e alguns focos persistem nesta quinta (13) (Foto: Defesa Civil/ Divulgação)
“Toda a assistência está sendo providenciada para essas famílias. Já fizemos a distribuição de cestas básicas e estamos cuidando também da parte de expedição de documentos, já que muitos deles perderam tudo”, relatou o secretário.
Somente na quarta-feira (12), o Corpo de Bombeiros informou que 17 ocorrências foram atendidas em Teresina e comunidades circunvizinhas.
Outros incêndios
“Estou desempregado e sem ter para onde correr. Hoje, eu não tenho mais casa, nem emprego. Eu ainda lutei para apagar o fogo, mas não consegui. Perdi tudo”. A fala é de Edson Barbosa, que teve sua casa e o comércio destruídos pelo fogo no Povoado Gondo, na zona rural de Teresina.

Edson Barbosa perdeu a casa e o bar no incêndio (Foto: Juliana Barros/G1)Edson Barbosa perdeu a casa e o bar no incêndio (Foto: Juliana Barros/G1)
O incêndio aconteceu na tarde de terça-feira (11) e atingiu três residências. Segundo os moradores, o fogo só não causou uma destruição maior, pois eles se reuniram em uma força tarefa para apagar o fogo e evitar que ele se alastrasse mais. As chamas começaram as margens da PI-112, que liga a capital a União, e os moradores acreditam que ele tenha se alastrado e, com o vento, fagulhas atingiram as residências.
As famílias informaram que acionaram o Corpo de Bombeiros e que ele só atenderam na fim da tarde da terça-feira, quando encaminharam uma equipe. “Ele pegaram nota de todas as coisas que perdemos e apagaram o resto do fogo que resistia”, contou o morador Edson.
Ninguém do Corpo de Bombeiros foi encontrado para comentar o atendimento aos incêndios no Povoado Gondo.
Fonte:G1 PI
Incêndio desabriga 40 pessoas e mata animais na cidade de União, no Piauí Incêndio desabriga 40 pessoas e mata animais na cidade de União, no Piauí Reviewed by Romério Carvalho on quinta-feira, outubro 13, 2016 Rating: 5